Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AdrianoTorresRibeiroCastro.pdf484,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da gestão ambiental na administração de empresas sob a ótica dos atores envolvidos : um estudo de caso no setor de shopping centers
Autor(es): Castro, Adriano Torres Ribeiro de
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Gestão ambiental
Centros comerciais
Responsabilidade socioambiental
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 17-Jun-2009
Data de publicação: 23-Nov-2009
Referência: CASTRO, Adriano Torres Ribeiro de. O impacto da gestão ambiental na administração de empresas sob a ótica dos atores envolvidos: um estudo de caso no setor de shopping centers. 2009. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo analisou, através da análise do setor de shopping centers, a identificação de fatores que impactam na administração de uma empresa que adota uma postura voltada a realização de seus processos de trabalho em conformidade com os padrões sociais e ambientais. A análise se deu através da coleta de dados com três grupos envolvidos nas ações ambientais, os gerentes de lojas, os gestores administrativos do shopping e os funcionários de apoio. Os dois primeiros grupos foram abordados através de entrevistas pessoais com questionários estruturados e o terceiro grupo através do método de observação. No setor analisado, verifica-se o quanto o envolvimento e comprometimento são cruciais para o sucesso das estratégias definidas, assim como a educação dos agentes é um dos pontos cruciais para que se alcance a cooperação efetiva dos mesmos. Como observação, vale ainda ressaltar que a empresa sob análise possui certa peculiaridade de ser uma filial administrativa e de ter suas políticas orientadas por uma matriz estrangeira, e por isso os próprios fatores que motivaram a organização a adotar a gestão ambiental como parte de sua estratégia ficaram restritos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.746
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.