Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_YuriSampaioMaluf.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de Hawkes : uma modelagem dos books de ofertas no mercado acionário brasileiro
Autor(es): Maluf, Yuri Sampaio
Orientador(es): Otiniano, Cira Etheowalda Guevara
Assunto: Processo estocástico
Mercado financeiro
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 14-Mai-2014
Referência: MALUF, Yuri Sampaio. Processos de Hawkes: uma modelagem dos books de ofertas no mercado acionário brasileiro. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste trabalho abordamos o processo de Hawkes na modelagem do Book de ofertas do fundo de índice ETF iShare Ibovespa. O estudo tem como objetivo investigar a dinâmica das influências das ofertas em relação às ordens passadas, além da interação das taxas de ordens dos lados opostos do Book. Outro ponto abordado é a verificação da estratégia de operação que capte a dinâmica estudada. No primeiro momento, foi realizada a abordagem univariada e no segundo a multivariada do processo de Hawkes. Os resultados mostram que em ambos os casos os dados se ajustaram bem ao processo de Hawkes. Os parâmetros estimados indicam que os agentes possuem comportamentos similares quando atuam como compradores ou como vendedores de ativos. Quanto a estratégia, não foi possível estabelecer ganhos sobressalentes a partir das mudanças nas taxas de ofertas. No entanto, estes resultados se devem mais ao bid-ask spread do que a capacidade preditiva das funções intensidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons