Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuiseGomesVieira.pdf732,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A legislação participativa no Congresso Nacional em perspectiva comparada
Autor(es): Vieira, Luise Gomes de
Orientador(es): Silva, Rafael Silveira e
Assunto: Democracia
Brasil. Congresso. Senado
Brasil. Congresso. Câmara dos Deputados
Participação política
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 14-Mai-2014
Referência: VIEIRA, Luise Gomes de. A legislação participativa no Congresso Nacional em perspectiva comparada. 2013. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho possui como foco analisar, em perspectiva comparada, a Legislação Participativa na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, a fim de evidenciar diferenças na produção final nas Comissões de Legislação Participativa das duas Casas Legislativas, diferenças estruturais, e os motivos de ambas possuírem demandas tão diferentes no período de 2007 a 2013. Para isso, foram fonte de dados os sistemas de tramitação legislativa eletrônicos da Câmara e do Senado, entrevistas com os Secretários das duas Comissões e com entidades que participaram no período. Os resultados sugerem que há uma tentativa de justificação da Legislação Participativa quase inexistente no Senado através do Programa Jovem Senado Brasileiro, e que o maior problema das duas Comissões é a obrigatoriedade de sujeição das Proposições de autoria das mesmas à apreciação em Plenário, o que torna a tramitação de Propostas Legislativas de iniciativa da sociedade civil organizada duplamente morosa, e gera incentivos negativos à participação em ambas as Casas legislativas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2013.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons