Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EugênioConyFariaCidade.pdf6,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gangnam style : a linguagem do videoclipe que quebrou o recorde de um bilhão de visualizações no Youtube
Autor(es): Cidade, Eugênio Cony Faria
Orientador(es): Jorge, Thaís de Mendonça
Assunto: Videoclipe musical
Internet
Audiovisual
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 13-Mai-2014
Referência: CIDADE, Eugênio Cony Faria. Gangnam style: a linguagem do videoclipe que quebrou o recorde de um bilhão de visualizações no Youtube. 2013. 107 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Desde a criação do canal YouTube em 2005, a indústria cultural o usa gratuitamente para a veiculação de seus videoclipes. Postados na Internet, os videoclipes alcançam uma quantidade de visualizações jamais sonhadas pelos vídeo makers. Gangnam Style, uma criação musical do ídolo e rapper de K-pop (gênero musical sul-coreano) Park Jae-Sang - Psy é o videoclipe mais visto da história do YouTube, do iTunes e da Internet, com mais de um bilhão e setecentos e oitenta e oito milhões de acessos, desde quando foi publicado pela primeira vez no YouTube, em 15 de julho de 2012, até outubro de 2013. Uma pesquisa exploratória sugere que os elementos constitutivos da linguagem audiovisual utilizada pelo videoclipe sul-coreano extrapolaram as barreiras linguísticas mundiais, e podem ter determinado sua popularidade no mundo inteiro, em menos de um ano. Este projeto estuda a linguagem do videoclipe Gangnam Style com o objetivo de perceber quais indícios são responsáveis pelo seu sucesso. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the creation of the YouTube channel in 2005, the cultural industry uses it for free for the placement of their music videos. Posted on the Internet, video clips reach an amount of views undreamt by video makers. Gangnam Style, a creation of the musical K-pop (Korean musical genre) idol and rapper Park Jae-Sang - Psy, is the most watched video in the history of YouTube, iTunes and the Internet, with over one billion, seven hundred eighty-eight million hits, since it was first published on YouTube on July 15, 2012, until October 2013. An exploratory research suggests that the elements of audiovisual language used by the South Korean music video extrapolated global language barriers, and that fact might be responsible to determine their popularity worldwide in less than a year. This project studies the language of video Gangnam Style in order to understand what evidences are responsible for its success.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons