Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SueleneNunesLeitão.pdf3,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Histórias em quadrinhos no letramento infantil : uma abordagem sobre competência comunicativa sociocultural na língua materna
Autor(es): Leitão, Suelene Nunes
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Histórias em quadrinhos
Prática de ensino
Letramento
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 13-Mai-2014
Referência: LEITÃO, Suelene Nunes. Histórias em quadrinhos no letramento infantil: uma abordagem sobre competência comunicativa sociocultural na língua materna. 2013. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) na sala de aula, fazendo uma conexão com a teoria da competência sociocultural, formulada pela autora Celce-Murcia (2007). Dessa forma, esta pesquisa desenvolve, em seu referencial teórico, uma breve explicação sobre esse gênero textual (HQ), o conceito de letramento, uma síntese sobre competência sociocultural e uma abordagem sobre como se apresenta o cenário educacional em relação às HQs. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de grupo focal com alunos do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, de uma escola pública, concluindo que, na sala de aula, as histórias em quadrinhos ainda não são exploradas em sua totalidade e que seu uso pode contribuir para a competência sociocultural do aluno, principalmente quando ocorre a devida mediação do professor. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper will present a reflection about the usage of comics in classes, making a link with the sociocultural competence theory made by Celce-Murcia (2007). Thus, this research develops in its theoretical framework a brief explanation about this reading genre (comics), the concept of literacy, a summary of the sociocultural competence and a research about how is the reception of comics in an educational scenario. To prove that, it was realized a research in a public school with 1st, 2nd and 3rd grade students from elementary school, and it was recognized that the comics aren't used with their whole potential, and with the proper usage, they can benefit the student's sociocultural competence, especially with a proper guidance of the teacher.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons