Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaEdelmiceCarneirodeSousaRocha.pdf2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições do lúdico na aprendizagem de crianças do primeiro ano das séries iniciais
Autor(es): Rocha, Maria Edelmice Carneiro de Sousa
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Crianças - desenvolvimento
Aprendizagem
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 29-Abr-2014
Referência: ROCHA, Maria Edelmice Carneiro de Sousa. As contribuições do lúdico na aprendizagem de crianças do primeiro ano das séries iniciais. 2013. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância do lúdico na sala de aula, tendo como ponto de partida a observação e realização de oficinas com jogos lúdicos, numa turma de alfabetização no primeiro ano das séries iniciais, sendo que o grupo era composto por vinte e três crianças, com idades variando entre seis e sete anos de idade, o intuito da pesquisa era de compreender, qual a contribuição deste instrumento para o aprendizado das crianças. Ao longo do trabalho, trouxe uma discussão sobre o tema, na visão de alguns autores como Piaget, Vygotsky, Miranda, e Santos e outros, que a partir de seus estudos e contribuições, vieram fortalecer e fundamentar o entendimento da importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. A partir das práticas das oficinas pedagógicas realizadas, analisou-se que o lúdico, favorece o aprendizado dos alunos, houve um maior entendimento por parte dos alunos, na questão da identificação da sílaba como unidade fonológica, observou-se que desenvolveram a consciência fonológica, além de compreenderem que, para escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras. Houve grande interesse pelos jogos por parte de todos. E no desenrolar das oficinas, observou-se que as crianças puderam construir o seu aprendizado, a partir de erros, acertos e através de várias tentativas, foram elaborando e reelaborando as soluções para os conflitos os quais iam surgindo ao longo das jogadas. Construindo e sistematizando o aprendizado dos conceitos e objetivos de cada jogo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to understand the importance of playfulness in the classroom, taking as its starting point the observation and workshops with fun games, a literacy class in the first year of the initial series, and the group was composed of twenty and three children, aged between six and seven years old, the aim of the research was to understand the contribution of this tool for children's learning. Throughout the work, brought a discussion on the subject, in the view of some authors such as Piaget, Vygotsky, Miranda , and Santos and others, that from his studies and contributions came strengthen and support the understanding of the importance of playfulness to development of the child's learning. From the practical pedagogical workshops, analyzed the playful, promotes student learning, there has been a greater understanding by students, the issue of identification of the syllable as a phonological unit, it was observed that developed phonological awareness, plus understand that to write is to reflect on the sounds and not just about the meaning of words. There was great interest in the game by all. And in the course of the workshops, it was observed that the children could build their learning from mistakes and successes through various attempts have been developing and elaborating solutions to conflicts which were emerging throughout the games. Building and systematizing the learning of concepts and objectives of each game.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons