Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MikaelaAlvesFreiresTomaz.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Feedback como instrumento formativo e motivador de aprendizagem no ensino superior
Autor(es): Tomaz, Mikaela Alves Freires
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Ensino superior
Aprendizagem - avaliação
Rendimento acadêmico
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 29-Abr-2014
Referência: TOMAZ, Mikaela Alves Freires. Feedback como instrumento formativo e motivador de aprendizagem no ensino superior. 2013. 111 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho problematiza a avaliação formativa realizada nas atividades acadêmicas no ensino superior e teve como foco de investigação o feedback como tipo específico de avaliação realizado no contexto universitário. Diante da importância de conhecer de que forma está sendo estabelecido o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, a pesquisa objetivou investigar as relações entre práticas avaliativas de natureza dialógica e o rendimento acadêmico no ensino superior priorizando a análise de feedbacks da docente e monitores aos trabalhos realizados pelos estudantes. Os objetivos específicos compreenderam: (1) caracterizar práticas avaliativas baseadas em feedback, (2) analisar como educandos definem e significam o feedback experienciado em duas disciplinas pedagógicas do nível superior e (3) identificar as relações entre as categorias de feedback analisados e a mudança no rendimento de estudantes da disciplina. Os procedimentos empíricos foram realizados no contexto de duas disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação de uma universidade pública em três momentos: um de amplo alcance, mediante aplicação de questionário estilo survey aos educandos das duas turmas. Tais informações receberam um tratamento quantitativo-qualitativo e foram utilizadas para a elaboração dos outros momentos, em que se priorizou processos qualitativos. No segundo momento, foi aplicado um questionário aberto com questões discursivas a seis monitores das turmas pesquisadas. No terceiro momento, foi aplicado um questionário aberto com duas questões a somente uma das turmas, e foi realizado um grupo focal com quatro dos respondentes desse questionário. Foi feita uma análise temática do discurso dos monitores e educandos que responderam aos questionários e uma análise interpretativa das narrativas dos participantes do grupo focal. A partir dos conceitos teóricos, foi possível caracterizar algumas categorias referentes aos objetivos do estudo. Verificou-se que, para os educandos, o feedback recebido se tornou motivador e contribuiu para o desempenho acadêmico de maneira favorável. Os resultados permitiram reflexões acerca do fazer pedagógico do professor baseado em feedback como processo importante não só para o rendimento mas também para a construção das relações na sala de aula. A pesquisa revela que os educandos querem feedbacks que deem suporte significativo para que as suas produções acadêmicas melhorem e que eles desenvolvam competências concernentes às suas áreas de formação.
Abstract: This study analyses the ‘formative evaluation’ applied to academic education and focus ‘feedback’as the main pedagogical instrument for it. The research aims to report the nexus between dialogical evaluation practices and academic performances. It was found that ‘feedback’, beyond motivating, summed up improving productivity and cultivating better teacher-student relationships. Besides, the study reveals that academic students list ‘feedback’ as an opportunity to develop their skills in their field of vocational training.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons