Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo que busca traçar um perfil do estudante deficiente cadastrado no Programa de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais. O objetivo principal de acordo com o levantamento de dados é demonstrar o perfil médio do estudante deficiente cadastrado no programa, sistematizar dados antes não analisados pelo programa e provar a necessidade da implantação de uma política de cotas para deficientes nos processos seletivos da Universidade de Brasília, além de políticas subseqüentes a essa. Para embasar a análise utilizou-se dados e documentos já arquivados no programa, dados nacionais, regionais, legislação, ações afirmativas, políticas públicas e o modelo social de deficiência. Estas teorias, dados e ações nos permitem compreender o contexto em que o estudante cadastrado no programa e o próprio programa estão inseridos e dar base para a análise. A metodologia utilizada foi o materialismo histórico e dialético marxista para compreender a sociedade. O método escolhido para pesquisa foi o marxista de analise, com base documental de dados secundários do PPNE. A coleta de dados se deu através de fontes documentais: arquivos históricos, registros estatísticos, relatórios institucionais, legislações vigentes e documentos de comunicação de massa (internet). Foi concluído que os estudantes deficientes cadastrados ao programa são em sua maioria do sexo masculino, com idade entre 19 e 24 anos, com sua deficiência adquirida, solteiros, com boas condições financeiras, tem veículo próprio para se locomover até a UnB, moram em localidades próximas (até aproximadamente 10 km de distância) da UnB, não trabalham e são sustentados pelos pais. Além de representarem menos de 0,4% do total de estudantes da universidade. |