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Título: Experiências pedagógicas inovadoras : valores e a transformação da educação escolar
Autor(es): Martins, Paula Lôbo
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Educação
Inovações educacionais
Reforma do ensino
Sociologia educacional
Valores sociais
Data de apresentação: 8-Nov-2013
Data de publicação: 28-Abr-2014
Referência: MARTINS, Paula Lôbo. Experiências pedagógicas inovadoras: valores e a transformação da educação escolar. 2013. 112 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho monográfico foi desenvolvido por meio de um diálogo crítico e reflexivo com autores inspiradores de uma educação transformadora. Destaco Paulo Freire, Illich, Pacheco, Cortella, Rubem Alves, Saviani entre outros. Busquei compreender a importância dos valores na transformação da educação escolar e na construção de uma educação inovadora. Para alcançar estes objetivos, foi necessário aprofundar estudos sobre conceitos de valores e a relação intrínseca entre valores, educação e sociedade. Para justificar a urgente necessidade de se transformar a educação escolar, foi fundamental fazer uma análise crítica e radical da educação escolar vigente, denunciando seu caráter opressor e desigual. Destaco algumas experiências educacionais inovadoras em Portugal e no Brasil. Ainda neste trabalho, apresento a pesquisa de campo desenvolvida em dois espaços educativos contrastantes. Numa escola associativa, por meio da observação, buscou-se compreender a importância dos valores para o desenvolvimento do trabalho pedagógico inovador já consolidado. Numa escola pública desenvolvi uma oficina de Contação de Histórias baseada nos valores fundamentais a uma educação inovadora, norteadores das práticas e atividades. Este trabalho foi fundamental para compreender como os valores guiam a existência humana e as relações sociais. Percebi que os valores assumidos pela escola e pelos educadores caracterizam uma determinada concepção de mundo, de sociedade e de educação, e são traduzidos em práticas escolares. Sendo assim, as escolas poderão promover uma educação que oprime e acomoda, reproduzindo desigualdades e injustiças, ou uma educação formadora e emancipadora, transformando os sujeitos e a sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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