Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucianadosSantosPacheco.pdf159,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Por uma indissolubilidade outra
Autor(es): Pacheco, Luciana dos Santos
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Literatura
Leitura
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 26-Abr-2014
Referência: PACHECO, Luciana dos Santos. Por uma indissolubilidade outra. 2011. [20] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Aplicabilidade, respostas, finalidade, conceitos, utilidade, função, justificativa. Alcançar tais aspectos parece ser o norte da análise crítica que estimula uma leitura a partir de uma relação de vinculação entre o ato literário e o que está fora e para além de sua linguagem, construindo e alimentando uma certa satisfação ao viés utilitário do mundo. O fato de o próprio fazer literário se questionar não está em discussão. O ponto é outro: propor que sua postura auto-indagativa não se dê em face de nada que escape à obra, de nada que seja exterior à linguagem sem que disso resulte um hermetismo, ou um purismo que se quer distante do mundo real. [...] A leitura aqui proposta do ato literário, que não se faz indissociada da própria escritura, não caminha em direção a um significado ou a uma interpretação do mundo, ela se inscreve no mundo por uma indissolubilidade que inviabiliza um esgotamento por ter atingindo um significado ou uma interpretação. Antes possibilita a continuidade da leitura fundida ao ato da escritura. Uma leitura tão livre quanto a condição da escritura defendida aqui para que seja renovada a cada ato.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.