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Título: Possíveis contribuições da literatura na educação infantil para a formação do aluno leitor
Autor(es): Silva, Mikaele Gomes da Rocha da
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Educação de crianças
Leitura - educação
Literatura infanto-juvenil
Prática de ensino
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 25-Abr-2014
Referência: SILVA, Mikaele Gomes da Rocha da. Possíveis contribuições da literatura na educação infantil para a formação do aluno leitor. 2013. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No presente trabalho abordaremos a literatura como formadora de alunos leitores na educação infantil, considerando os aspectos históricos da educação infantil, elencando alguns conceitos de infância norteadores da visão que se tem de criança e seu mundo. A literatura infantil também é apresentada no seu aspecto histórico, nos situando como o seu surgimento foi significativo para o processo de desenvolvimento infantil. Elencamos alguns conceitos no que diz respeito às praticas educacionais que visem à formação de leitores principalmente na educação infantil, e de como essas práticas são fundamentais para a formação de futuros leitores. O trabalho empírico consiste de uma pesquisa de aspecto qualitativo realizada em uma instituição de ensino particular de Brasília/ DF. Os participantes foram dezesseis crianças de quatro e cinco anos de idade em uma turma de Infantil IV e duas professoras de educação infantil. A pesquisa utilizou-se de dois instrumentos: um roteiro de observação e um questionário que foi respondido por duas professoras da educação infantil. Os resultados indicam que a prática literária no ambiente escolar, na educação infantil, quando planejada com intencionalidade e levando em consideração a idade e a modalidade de ensino, auxilia no desenvolvimento global da criança e promove aprendizagens significativas de leitura e escrita. Conclui-se que, para que se desenvolvam futuramente bons leitores, faz-se necessário que os profissionais de educação infantil estejam atentos às praticas pedagógicas que incentivem e promovam as práticas de leitura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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