Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_NadjaPetrilloCoe.pdf333,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interfaces entre a política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS e o projeto ético-político e profissional do serviço social
Autor(es): Coe, Nadja Petrillo
Orientador(es): Rodrigues, Marlene Teixeira
Assunto: Serviço social
Assistentes sociais - código de ética
Saúde pública
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 20-Nov-2009
Referência: COE, Nadja Petrillo. Interfaces entre a política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS e o projeto ético-político e profissional do serviço social. 2007. 56 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso procura analisar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) sob a perspectiva dos princípios e diretrizes que orientam o Projeto Ético-Político do Serviço Social, materializado no Código de Ética Profissional em vigor. A hipótese orientadora da pesquisa foi que o engajamento dos/as assistentes sociais na concretização da PNPIC, além de contribuir para a implementação efetiva da portaria que instituiu a política, fortalece a consolidação do próprio projeto ético político da profissão. Com o objetivo de desenvolver este estudo se procurou inicialmente contextualizar historicamente o processo que culminou na elaboração do Código de Ética do Assistente Social e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Em seguida, analisou-se os desafios no processo de implementação da PNPIC e posteriormente as convergência entre o Código de Ética e a PNPIC. Foram constatadas na pesquisa diversas convergências e visões complementares entre as esferas analisadas, podendo-se inferir que a PNPIC se mostra como um instrumento de trabalho que pode auxiliar os assistentes sociais na concretização de seu Projeto Ético-Político e Profissional, que por isso, os profissionais devem se colocar em defesa da nova política de saúde nas esferas políticas em que atua.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.736
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.