Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7351
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasdaMotaFarias.pdf494,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cultura histórica sobre a conquista da América nas canções do Festival Folclórico de Parintins (1998)
Autor(es): Farias, Lucas da Mota
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Música folclórica - Brasil
América - descobertas e explorações
Representações sociais
Festas populares
Cultura popular
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 20-Abr-2014
Referência: FARIAS, Lucas da Mota. A cultura histórica sobre a conquista da América nas canções do Festival Folclórico de Parintins (1998). 2013. 50 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como tema de estudo a cultura histórica sobre a conquista da América difundida nas letras de duas canções – A Conquista e Continente Perdido –, entoadas pela associação Boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins em 1998. As canções foram tratadas como objetos complexos e multifacetados. Nossa abordagem visou mapear as representações por elas veiculadas, bem como as condições imaginárias de suas produções. Com este objetivo, buscamos ainda refletir teoricamente sobre imaginário social, representações sociais, cultura história e música, além de compreender o percurso histórico que transformou folguedos de boi em Parintins no espetáculo massivo do Festival Folclórico de Parintins.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons