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Título: Alcances e limites do uso do computador na escola : reflexões sobre uma prática pedagógica
Autor(es): Martins, Andréa dos Santos
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Prática de ensino
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 17-Abr-2014
Referência: MARTINS, Andréa dos Santos. Alcances e limites do uso do computador na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica. 2013. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiências, cujo título Alcances e limites do uso do computador na escola –reflexões sobre uma prática pedagógica teve como objetivo geral relatar a vivência que tivemos em escolas públicas do Distrito Federal durante os Projetos III e IV, por meio da utilização de objetos de aprendizagem e sites educativos em sala de aula, com o computador. Utilizando simulações, animações e jogos interativos, enriquecemos os conteúdos que deviam ser ensinados aos educandos com maior ludicidade e motivação, tornando as aulas mais práticas e interativas. Nossa primeira experiência aconteceu na disciplina de Projeto III, tendo sido desenvolvido um trabalho na área das Ciências Naturais utilizando o RIVED, um programa da Secretaria de Educação a Distância -SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem, com animações e simulações. Trabalhamos os conteúdos sobre o planeta Terra e seus movimentos (rotação e translação), as estações do ano e os fusos horários. Foi utilizado um planejamento de 3 aulas, com fechamento lúdico. Já a nossa segunda experiência aconteceu durante a disciplina de Projeto IV, com a utilização do site educativohttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html, de criação da professora Ana Elisabéte Pozza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir das atividades realizadas e com a experiência que tivemos na prática de sala de aula, sentimos necessidade de aprofundar e expor aos nossos colegas professores algumas reflexões acerca de um tema que vem nos atingindo de forma tão intensa, contínua e de fontes tão diversas, procurando o aperfeiçoamento de nossa prática pedagógica. A tecnologia faz parte de nossas vidas e devem ser utilizadas em sala de aula para tornar as aulas mais atrativas e ricas em sons, imagens e cores. Uma das reflexões que devem ser feitas é sobre o novo papel do professor, que deve conduzir o estudante nessa viagem rumo ao conhecimento. A primeira parte deste trabalho traz meu memorial educativo. A segunda parte consta dos limites e potencialidades do uso do computador como ferramenta pedagógica, mostrando a construção do conhecimento a partir do processamento multimídico e os caminhos que facilitam a aprendizagem. A terceira parte relata nossa experiência e, por fim, a quarta e última parte traz as perspectivas profissionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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