Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7344
Título: | Uma análise quantitativa do sistema de cotas raciais na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Garcia, Francisco Augusto da Costa |
Orientador(es): | Jesus, Girlene Ribeiro de |
Assunto: | Sistema de cotas Rendimento acadêmico Programas de ação afirmativa Negros - educação Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | Dez-2013 |
Data de publicação: | 16-Abr-2014 |
Referência: | GARCIA, Francisco Augusto da Costa. Uma análise quantitativa do sistema de cotas raciais na Universidade de Brasília. 2013. 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho se apresenta como uma análise quantitativa do sistema de cotas raciais na Universidade de Brasília. Para tanto, foi realizado inicialmente uma análise histórica do processo de reserva de vagas na Universidade de Brasília – UnB como o Plano de Metas para a Integração Social, Étnica e Racial e a Lei nº 12.711/2012 que dispõe sobre as cotas sociais. A análise proposta ajudou, ao final, a responder a duas perguntas sobre o desempenho dos alunos cotistas negros na UnB: como é o desempenho dos alunos cotistas negros frente os não cotistas ao longo do curso? Como se comporta o desempenho dos alunos cotistas negros no primeiro semestre ao longo do tempo? Pudemos verificar que não foi observada diferença significativa entre a média do IRA dos alunos do sistema universal e dos cotistas negros para a maioria dos cursos analisados. A diferença na média dos IRA, para os cursos analisados, foi maior que 0,5 apenas para os cursos de engenharia. Os resultados para os alunos cotistas negros do primeiro semestre ao longo de 17 semestres mostraram que com exceção do curso de engenharia civil, os demais cursos analisados apresentaram coeficiente angular negativo para a curva da média do IRA, indicando que existe uma perda linear de desempenho ao longo de 17 semestres desde o segundo semestre de 2004 para os alunos cotistas negros. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work intend to do a quantitative analysis of the racial quota system at University of Brasilia. Initially, a historical analysis of the quota system was done based in the Goal Plan for the Social, Ethnic and Racial Integration and the Federal Law Nº. 12.711/2012 which provide social quota too. The proposed analysis answered two questions about the performance of racial quota students at UnB. How is the performance of black students during the course compared to the rest of the students? How behaves the black students performance in the first semester through the time, from the second semester of 2004 to the second semester of 2012? We realized there was no significant difference between the mean of the IRA of the black quota students and the universal system students for most analyzed courses. Just for engineering courses the average of the IRA difference, for the analyzed courses, was higher than 0.5. The results of the first semester performance for black quota students over 17 semesters showed that all analyzed courses had a negative slope for the average IRA curve, except for the civil engineering. It indicates that there is a linear performance loss over 17 semesters since the second half of 2004 for black quota students. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons