Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuisPauloRodriguesdeCarvalho.pdf439,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Lei de Responsabilidade Fiscal e seus instrumentos de controle de endividamento : uma análise dos municípios brasileiros (2000-2012)
Autor(es): Carvalho, Luis Paulo Rodrigues de
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Finanças municipais
Finanças públicas
Data de apresentação: 28-Fev-2014
Data de publicação: 15-Abr-2014
Referência: CARVALHO, Luis Paulo Rodrigues de. A Lei de Responsabilidade Fiscal e seus instrumentos de controle de endividamento: uma análise dos municípios brasileiros (2000-2012). 2014. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Passados mais de dez anos desde a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeitos, especialmente os de grandes municípios, contestam seus benefícios, argumentando que esta constitui uma “camisa de força” ao limitar a capacidade de endividamento dos municípios. Tal restrição, determina uma redução na capacidade de provisão de bens públicos essenciais. Nesse sentido, o presente trabalho avalia se os municípios continuam cumprindo as restrições de júri impostas, ou se tais limites foram flexibilizados de facto. Para tanto, é analisado indicadores que sinalizam a atual postura dos municípios em relação ao cumprimento da Lei de Responsabilidade fiscal – mais precisamente no ano de 2012 – e comparar suas evoluções desde a implementação da lei – em 2000, e um ano intermediário, 2006. Os resultados indicam que a lei, em geral, continua sendo respeitada, exceto pelo indicador de despesas com pessoal, com um grande aumento do número de municípios que ultrapassaram o limite imposto, possivelmente relacionado à mudança de regras sobre o cálculo do mesmo pela resolução da Secretaria do Tesouro Nacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons