Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7333
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeboraRodriguesDeAlencar.pdf286,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O percurso da criação : análise de Uma aprendizagem ou Livro dos prazeres
Autor(es): Alencar, Débora Rodrigues de
Orientador(es): Salgado, Marcus Rogério Tavares Sampaio
Assunto: Ficção brasileira
Literatura brasileira - história e crítica
Criação (Literária, artística, etc.)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 14-Abr-2014
Referência: ALENCAR, Débora Rodrigues de. O percurso da criação: análise de Uma aprendizagem ou Livro dos prazeres. 2013. 54 f. Monografias (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Tenciona-se, no presente trabalho, realizar uma análise do romance Uma aprendizagem ou livro dos prazeres (1969), de Clarice Lispector, por duas distintas vias de acesso ao texto: uma, focada no processo genético de composição do texto e na intratextualidade; e outra, na análise da narrativa e na intertextualidade. Portanto, neste estudo, será traçada uma possível trajetória das fases genéticas que envolveram a composição desse romance, a partir da constatação de que os textos foram reescritos e readaptados. Assim, com aporte da Crítica Genética, as crônicas publicadas no Jornal do Brasil, de 1967 a 1973, que estão reunidas no livro A descoberta do mundo (1999), serão tratadas como documentos preparatórios para a criação do romance. Além disso, pretende-se demonstrar que Lispector reconstruiu e ressignificou mitos universais, por meio de diversos intertextos. Por meio desses dois diferentes olhares, tentar-se-á evidenciar que, ao mesmo tempo que Lispector apropriou-se dos próprios textos, reescrevendo-os, apropriou-se de outras histórias, reencenando-as.
Informações adicionais: Monografias (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons