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Título: Humor na propaganda brasileira : um panorama do cômico na criação publicitária nacional
Autor(es): Martins, Antônio Alysson Rodrigues
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Humorismo na propaganda
Campanhas publicitárias
Persuasão (Psicologia)
Publicidade e propaganda
Propaganda
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 14-Abr-2014
Referência: MARTINS, Antônio Alysson Rodrigues. Humor na propaganda brasileira: um panorama do cômico na criação publicitária nacional. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Pode-se considerar o humor um dos diferenciais da propaganda brasileira, possuindo seus diferentes tons aplicados a campanhas reconhecidas internacionalmente. Apesar de sua contribuição na propaganda nacional ao longo de décadas, não há estudos aprofundados acerca da utilização do humor como recurso persuasivo em campanhas publicitárias no Brasil, tampouco de seus resultados e modos de aplicação. A partir da percepção dessa possibilidade de pesquisa, realizou-se um trabalho monográfico que empregou pesquisas quantitativas e qualitativas para traçar um panorama da utilização do cômico na propaganda nacional. Por meio de pesquisas bibliográficas e, principalmente, análises de conteúdo foi possível identificar algumas campanhas que utilizaram aspectos humorísticos e se demonstraram representativas para elaboração de um estudo de caso sobre esse recurso persuasivo. Por fim, foi possível identificar tendências da utilização do humor na propaganda nacional a partir do panorama histórico construído, assim como sua aplicação na criação publicitária. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The humor can be considered as one of the differentials of the Brazilian advertising, being its different types applied in recognized internationally campaigns. Although its contribution in the brazilian advertising throughout decades, there are no studies deepened concerning the use of the humor as persuasive resource in advertising campaigns in Brazil, neither of its results and ways of application. From the perception of this possibility of research, a monographic work was done that used quantitative and qualitative research to trace a panorama of the use of humor in the Brazilian advertising. By means of bibliographical research and, mainly, content analyses were possible to identify some campaigns that had used humorous aspects and if they had demonstrated representative for elaboration of a case study on this persuasive resource. Finally, it was possible to identify trends of the use of the humor in the Brazilian advertising from the constructed historical panorama, as well as tracing trends for application of this resource in the advertising creation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
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