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Título: Telenovela na era da internet : a convergência de mídias em Cheias de Charme
Autor(es): Guimarães, Marília Figueredo
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Transmídia
Televisão
Computadores e civilização
Telenovelas
Internet
Data de apresentação: 2-Dez-2013
Data de publicação: 9-Abr-2014
Referência: GUIMARÃES, Marília Figueredo. Telenovela na era da internet: a convergência de mídias em Cheias de Charme. 2013. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de análise a novela Cheias de Charme, exibida em 2012 pela emissora Rede Globo. Desse modo, investiga as estratégias usadas pela emissora na telenovela para chamar a atenção do telespectador brasileiro e, dessa forma, alavancar a audiência. Isso ocorre em um cenário atual de cibercultura em que ferramentas de comunicação estão sendo utilizadas para requerer não só a atenção do público, mas também a sua interação. Nesse contexto, tem-se a origem de um produto de comunicação transmídia. Ao examinar a telenovela Cheias de Charme, encontra-se um exemplo de convergência de mídia, pois a emissora muniu-se de estratégias que vão além da transmissão da telenovela na TV, envolvendo também outros meios de comunicação. Nesse sentido, este trabalho consiste em três etapas: pesquisa e leitura de bibliografias que abordem o tema do ponto de vista técnico, análise de conteúdo e coleta de dados. Por tratar-se de um programa de TV, a análise de conteúdo configura-se como método crucial para o desenvolvimento da pesquisa. A partir da análise dos capítulos da novela e dos conteúdos disponibilizados na internet, esta pesquisa pôde reforçar a teoria de que houve convergência de mídias em Cheias de Charme. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze the soap opera Cheias de Charme, shown in 2012 by TV station Rede Globo. In this way, it investigates the strategies used by the Rede Globo in the soap opera to attract attention of the brazilian viewer, thereby, expand the audience. This occurs in a current scenario of cyberculture in which communication tools are being used to require not only the public's attention, but also their interaction. In this context, the communication transmidia product appears. Analyzing the soap opera Cheias de Charme, an example of media convergence is found, because the station equiped itself with strategies that go beyond the TV transmission of the soap opera, involving also other medias. In this direction, this work consists on three steps: research and bibliography readings that aproach the theme of the technical meaning, content analysis and data collection. For being about a TV show, the content analysis rises as crucial method to the research development. Based in the analysis of episodes from soap opera and the contents available on the Internet, this research strengthens the theory of that if it had convergence of medias in Cheias de Charme.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
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