Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaBarbosadaSilva.pdf839,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação da carga efetiva de nanopartículas de coloides magnéticos aquosos por medidas de espalhamento de raios x a baixo ângulo
Autor(es): Silva, Camila Barbosa da
Orientador(es): Campos, Alex Fabiano Cortez
Assunto: Colóides
Raios X
Nanotecnologia
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 9-Abr-2014
Referência: SILVA, Camila Barbosa da. Determinação da carga efetiva de nanopartículas de coloides magnéticos aquosos por medidas de espalhamento de raios x a baixo ângulo. 2013. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Neste trabalho foi utilizada a técnica de espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS) para medições em dispersões coloidais magnéticas diluídas à base de ferrita de manganês, a fim de determinar a carga efetiva das nanopartículas. A partir do cálculo do segundo coeficiente virial, utilizou-se um potencial estendido (X-DLVO) para descrever as interações atrativas e repulsivas entre as nanopartículas do sistema, onde a interação eletrostática foi descrita por um potencial do tipo Yukawa. A carga efetiva foi utilizada como um parâmetro de ajuste do fator de estrutura obtido das medidas de SAXS. Os resultados permitiram também se estimar o número de contra-íons na dupla camada elétrica, por meio do balanço de cargas, ou seja, a quantidade de contra-íons “condensados” até o plano de cisalhamento na dupla camada elétrica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons