Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ErickAlexandreSilvaVilela.pdf288,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPimentel, Nara Maria-
dc.contributor.authorVilela, Erick Alexandre Silva-
dc.identifier.citationVILELA, Erick Alexandre Silva. A institucionalização da EaD nas IES publicas: desafios para a UnB. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2013.en
dc.description.abstractA EaD tem sido apontada como uma forma de democratização do acesso ao ensino superior e sua implementação nas universidades públicas tem sido objeto de investigação. Este trabalho, busca refletir sobre o processo de institucionalização da EaD no ensino superior a partir da experiência da Universidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa documental a partir de artigos, livros, teses, monografias, documentos institucionais e legislação, cujo tema foi objeto de reflexão. Para tanto, aborda Educação a Distância; Formação de Professores; as tensões entre o público e o privado; a institucionalização da EaD na UnB, perpassando pelos conceitos de Aprendizagem Aberta numa perspectiva da oferta de ensino superior, seja presencial ou a distância de qualidade e que atenda aos anseios de uma sociedade inserida no século XXI. Ações no âmbito da UnB, no sentido de fortalecer as gestões dos cursos a distância levando em conta que sejam ofertados com o acompanhamento dos colegiados dos cursos, são atividades que tornam o ensino mais adequado as especificidades dos cursos e agregam maior confiança e qualidade com sua participação, auxiliando no processo de institucionalização. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe EaD (Distance Education) has been identified as a form of democratization of access to the higher education and its implementation in public universities have been under investigation. This work seeks to reflect on the process of the institutionalization of distance education in higher education from University of Brasilia´s experience. This is a documentary research from articles, books, theses, monographs, institutional documents and legislation, whose theme was reflected on. It thus explores Distance Education , Teacher Training , tensions between public and private ; institutionalization of distance education in UnB , passing by the concepts of the Open Learning offer a perspective of higher education , either in person or quality distance and meets the aspirations of a society entered the XXI century. Actions at the UnB, that towards to strengthen the efforts of distance courses taking into account which are offered to the accompaniment of the collegiate’s courses, these are activities that make teaching more appropriate to specificities of the courses and add more confidence and quality on their participation, thus, assisting in the process of institutionalization.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.titleA institucionalização da EaD nas IES publicas : desafios para a UnBen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-04T02:06:04Z-
dc.date.available2014-04-04T02:06:04Z-
dc.date.issued2014-04-04T02:06:04Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7287-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons