Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcusAndreFerreiraMarques.pdf390,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem musical de alunos em fanfarras : um estudo de pesquisa documental de vídeos de uma fanfarra musical escolar
Autor(es): Marques, Marcos André Ferreira
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Música - instrução e estudo
Música e juventude
Bandas (Música)
Música na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Abr-2014
Referência: MARQUES, Marcos André Ferreira. Aprendizagem musical de alunos em fanfarras: um estudo de pesquisa documental de vídeos de uma fanfarra musical escolar. 2013. x, 41 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar como se dá o processo de aprendizagem musical dos alunos da fanfarra musical do Colégio Militar de Brasília. Como objetivos específicos, busquei: conhecer qual o interesse dos alunos em participar da fanfarra; verificar quais conhecimentos musicais são adquiridos na fanfarra musical; investigar quais conhecimentos musicais são trazidos de outras redes de formação; compreender como esses conhecimentos são compartilhados entre o professor e colegas. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de autores que discutem sobre bandas e fanfarras musicais e conceitos que envolvem música e juventude. O método utilizado foi a pesquisa documental de vídeos contendo entrevistas de regentes, professores e alunos da fanfarra musical do Colégio Militar de Brasília. A análise indica que a aprendizagem musical do aluno é construída com a finalidade de tocar na Fanfarra Musical do Colégio Militar – FAMCOMB. Para isso, o aluno busca referências de modelos em pessoas que sabem tocar o seu instrumento. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar estudos que envolvem processos de aprendizagem musical em contexto de bandas e fanfarras escolares. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed at investigating how the process of musical learning of students of musical fanfare at the Military College of Brasília. Specific objectives sought: to know what the students' interest in participating in the fanfare; see which musical knowledge is acquired in the musical fanfare; investigate which musical knowledge are brought from other training networks; understand how this knowledge is shared between the teacher and classmates . The theoretical work is based on concepts of bands and musical fanfares and school and concepts involving music and youth. The research method used was documentary videos containing interviews of regents, faculty and students of musical fanfare at the Military College of Brasília. The analysis indicates that musical learning is built by student effort in wanting to learn in order to play in FAMCOMB. For this, the student looks for references of models in people who know how to play well. The research contributes to the field of music education can expand studies involving music learning process in the context of school bands and fanfares.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2013.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons