Resumo: | Buscamos, na educação atual, uma formação de alunos que englobe sua aprendizagem cognitiva, social e emocional. Para tanto, depara-se com a importância da contação de histórias nesse processo de aprendizagem, levando em consideração que, ouvindo histórias, a criança torna-se capaz de interpretar as mais variadas formas de ver o mundo. O objetivo desse trabalho consiste em verificar qual a contribuição da contação de histórias no processo de aprendizagem das crianças e como essa atividade é vista pelos docentes no mundo moderno. Dessa forma, foram realizadas observações participantes em duas turmas diferentes com crianças entre 5 a 7 anos de idade, e entrevistas com quatro professoras que trabalham com crianças na mesma faixa etária. Os resultados obtidos afirmam a importância da contação de histórias apontando as suas contribuições, tendo em vista que trata-se de um processo facilitador e necessário para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT We seek, in the current education, training students that encompasses their cognitive learning, social and emotional. Therefore, faced with the importance of storytelling in this learning process, taking into account that, listening to stories, the child becomes able to interpret the various ways of viewing the world. The aim of this study is to verify the contribution of storytelling in the learning process of children and how this activity is seen by teachers in the modern world. Thus, participant observations were carried out in two different classes with children aged 5-7 years, and interviews with four teachers who work with children in the same age group. The results affirm the importance of storytelling pointing their contributions, given that it is a process facilitator and necessary for learning and development of children. |