Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VanessaDeAlmeidaSilva.pdf307,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vivências de prazer/sofrimento no trabalho de secretários parlamentares comissionados de uma instituição pública
Autor(es): Silva, Vanessa de Almeida
Orientador(es): Facas, Emílio Peres
Assunto: Secretários
Serviço público - cargos e funções
Assédio no ambiente de trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Psicodinâmica do trabalho
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 28-Mar-2014
Referência: SILVA, Vanessa de Almeida. Vivências de prazer/sofrimento no trabalho de secretários parlamentares comissionados de uma instituição pública. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicodinâmica do Trabalho)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente artigo trata de um estudo exploratório cujo objetivo geral foi investigar as vivências de prazer e sofrimento de secretários parlamentares de uma instituição pública. Por ocuparem um cargo público de livre nomeação e exoneração, sem garantia de continuidade no emprego, os secretários parlamentares estariam mais vulneráveis e sujeitos ao sofrimento, situações de injustiça, abusos e competitividade. Com foco dirigido à dimensão subjetiva, utilizamos a metodologia qualitativa e o referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais com cinco secretários parlamentares, que trabalhavam há mais de 7 anos no mesmo órgão público, em diferentes gabinetes, com diferentes deputados. A ferramenta utilizada para a análise dos dados coletados foi a Análise de Núcleos de Sentido. Observamos na amostra de secretários parlamentares um intenso sofrimento relacionado à uma organização de trabalho opressora, que não respeita os direitos básicos dos trabalhadores, onde não há o reconhecimento, mas a ocorrência freqüente de humilhações e assédios. A maioria dos secretários parlamentares da amostra avaliada está adoecendo. Muitos apresentam sintomas depressivos, ansiosos, compulsivos, uso abusivo de alcool e fazem uso de psicotrópicos, o que sugere que os mecanismos de enfrentamento têm falhado, de maneira individual e coletiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, IV Turma do Curso de Especialização em Psicodinâmica do Trabalho, 2013.
Aparece na Coleção:Psicodinâmica do Trabalho



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons