Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuzineteJesusDeOliveiraTolomeu.pdf943,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A variedade linguística no Assentamento Nova Conquista Município de Cáceres-MT
Autor(es): Tolomeu, Luzinete Jesus de Oliveira
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Linguagem e línguas - variação
Língua portuguesa - variação
Sociolinguística
Educação do campo
Data de apresentação: 19-Nov-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: TOLOMEU, Luzinete Jesus de Oliveira. A variedade linguística no Assentamento Nova Conquista Município de Cáceres-MT. 2013. 77 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este trabalho está ancorado na base da sociolinguística interacional e variacionista. E foram abordados os objetivos e conceitos centrais sobre a fala. Baseia-se na investigação, revelação e análise da variedade linguística da comunidade Nova Conquista Cáceres - MT. Conta-se com a contribuição metodológica da Etnografia, para qual utilizaram-se de recursos como gravações, dados escritos e observações que deram autenticidade aos registros coletados em campo.E também baseia-se nos teóricos Bortoni- Ricardo (2004), Sousa & Velasco ( 2006, 2007), Marcos Bagno (2007, 2001), Caldart (2000) entre outros. Neste trabalho também se encontra um breve histórico sobre a luta dos movimentos sociais por uma educação do campo no Brasil. Essa pesquisa contribui como registro sociocultural e linguístico de uma comunidade camponesa que reúne a diversidade de sujeitos e propõe, ainda, o trabalho dessa diversidade na escola. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is based on the basis of interactional and variationist sociolinguistics. And addressed the objectives and core concepts on speech. Is based on the research, development and analysis of the linguistic variety of community Nova Conquista Cáceres - MT. Account with the methodological contribution of Ethnography, which were used for features such as recordings, written data and observations that gave authenticity to the records collected in the field. And also based on the theoretical Bortoni-Ricardo (2004), Sousa & Velasco (2006, 2007), Marcos Bagno (2007, 2001), Caldart (2000) among others. This work is also a brief history of the struggle of social movements for a rural education in Brazil. This study, contribution to the socio-cultural and linguistic record of a peasant community that brings together the diversity of subjects and also proposes that diversity work in school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons