Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThainaCristineDeCarvalho.pdf335,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor de ler : expectativas de leitores brasilienses em relação à leitura
Autor(es): Carvalho, Thainá Cristine de
Orientador(es): Mata, Anderson Luís Nunes da
Assunto: Leitura
Interesses na leitura
Livros e leitura
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: CARVALHO, Thainá Cristine de. O valor de ler: expectativas de leitores brasilienses em relação à leitura. 2013. [61] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Para se chegar a uma definição de leitor, leva-se em consideração um pressuposto básico: a habilidade de ler, adquirida com a alfabetização e desenvolvida preferencialmente por meio da prática da leitura e da escrita. Mesmo que pareça óbvio, é importante frisar que, para ser um leitor, o primeiro passo é saber ler. Mas a aquisição da competência de decifrar o código escrito, geralmente iniciada na educação básica e continuada ao longo da vida escolar, não garante a inserção no universo de leitores, nem tampouco se deve admitir uma única categoria de leitor possível; o acesso efetivo e o acesso negado ao texto está relacionado, definitivamente, a questões sociais e culturais. A intenção deste trabalho não é fazer um apanhado de discussões e metodologias pedagógicas que pensam sobre as falhas existentes no processo de formação de leitores, mas observar, a partir dos conceitos de leitor e leitura de alguns autores e a implicação da leitura no meio social, quem são esses leitores e quais são as suas expectativas em torno das obras literárias lidas; o que os leva a escolher tais obras (inconscientemente? Ou de que modo as questões de poder relacionadas à hierarquização sociale ao valor simbólico vão determinar essas escolhas?); e por fim, se existe um papel definido ou reservado à literatura em suas vidas. Para encontrar alguns desses leitores, realizei uma simplória pesquisa de campo em dois contextos brasilienses diferentes: a rodoviária e o café de uma livraria. O suporte utilizado foi um questionário composto de quinze perguntas relacionadas a alguns hábitos de leitura de pessoas que identificasse como leitoras, isto é, que “estivessem lendo” ou “estivessemcom algum livro na mão”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons