Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SimonyPereiraBrasileiro.pdf560,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experimentação no ensino de química para a educação do campo : projeto de produção de sabão
Autor(es): Brasileiro, Simony Pereira
Orientador(es): Barreto, Cynara Caroline Kern
Assunto: Química - estudo e ensino
Ensino - meios auxiliares
Prática de ensino - química
Sabão - produção
Data de apresentação: 27-Nov-2013
Data de publicação: 17-Mar-2014
Referência: BRASILEIRO, Simony Pereira. Experimentação no ensino de química para a educação do campo: projeto de produção de sabão. 2013. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O trabalho a ser desenvolvido pauta-se no estudo relacionado à experimentação no ensino de Química para a Educação do Campo, na perspectiva da produção de material didático que aborde fatores do cotidiano dos estudantes, visto que muitas pesquisas mostram a importância que tem a experimentação no ensino de química e do vínculo com a realidade. Os materiais didáticos, em geral, não possuem vínculos com a realidade e principalmente quando se trata da Educação do Campo, uma vez que os programas educacionais não se preocupam com esta questão, que é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, visto que a partir desse vínculo com as especificidades da comunidade em que estão inseridos é que o aprendizado pode tomar uma dimensão mais ampla. Nesse contexto, o levantamento bibliográfico aqui apresentado aborda sobre práticas pedagógicas no ensino de química, além de conteúdos vinculados com a química do sabão, e da realidade dos educandos, a fim de elaborar material didático experimental para a prática em sala de aula dos professores da comunidade. Por essa razão foi realizado a produção do sabão através de receita encontrada com pessoas da região, e durante a fabricação do mesmo pôde ser analisado diferentes fatores, tais como: ecológicos, econômico, dentre outros.
Abstract: The work to be performed is guided in the study related to experimentation in teaching chemistry for rural education, from the perspective of production of courseware that addresses factors of students' daily lives, as many studies show the importance of experimentation in teaching chemistry and bond with reality. Educational materials, in general, have no links with reality and particularly when it comes to the field education, since didactic programs do not care about this issue which is of paramount importance to the process of teaching and learning, as that from that link with the specifics of the community in which they live is that learning can take a wider dimension. In this context, the literature review presented here focuses on pedagogical practices in teaching chemistry, and content linked to the chemistry of soap, and the reality of the students in order to develop educational materials for experimental practice in the classroom Teachers the community. For this reason the production was done by soap recipe found with people in the area, and during the manufacture of the same analysis could be different factors, such as ecological, economic, among others.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons