Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EvelynDossoJoaquim.pdf402,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre o particípio verbal e nominal
Autor(es): Joaquim, Evelyn Dosso
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Língua portuguesa - gramática
Linguística
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 13-Mar-2014
Referência: JOAQUIM, Evelyn Dosso. Um estudo sobre o particípio verbal e nominal. 2013. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A monografia de título “Um estudo sobre o particípio verbal e nominal” tem a finalidade de discutir teoricamente a natureza morfossintática e semântica do particípio, nos contextos verbal e nominal, com fundamento em gramáticas tradicionais e teorias linguísticas selecionadas, bem como em dissertações abordando o assunto. Os capítulos foram organizados da seguinte maneira: primeiramente, realizou-se um estudo da representação histórica do particípio na tradição gramatical; posteriormente, efetuou-se uma análise do particípio pela teoria linguística; e, por fim, produziu-se uma reflexão do particípio no contexto brasileiro, de acordo com os estudos obtidos através das teorias pesquisadas. Como representantes da tradição gramatical, utilizaram-se as gramáticas de Cunha & Cintra (2007) e Cegalla (2008), ao passo que de teoria linguística foram analisadas as obras de Câmara Jr. (1970), Mira Mateus et al (2003), Perini (2010) e Castilho (2010). Ademais, ainda foram utilizadas as dissertações de Pimenta-Bueno (1986), Torres Morais (1988) e Pires (1996). Findo o trabalho, será possível compreender um pouco mais sobre como se dá a formação do particípio, bem como sobre qual é o estatuto que essa formação V-DO pode assumir na construção oracional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons