Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ElieneSilva.pdf178,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crianças e adolescentes abrigados : dificuldades e possibilidades de reintegração familiar
Autor(es): Silva, Eliene Ferreira da
Orientador(es): Carvalho, Denise Bomtempo Birche de
Assunto: Violência doméstica
Estatuto da Criança e do Adolescente
Crianças e violência
Reintegração familiar
Família
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 19-Nov-2009
Referência: SILVA, Eliene Ferreira da. Crianças e adolescentes abrigados: dificuldades e possibilidades de reintegração familiar. 2009. 70 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho objetiva identificar e descrever os motivos que levam as crianças e adolescentes a serem abrigados, bem como os fatores que retardam ou impossibilitam sua reintegração nas famílias de origem, sob à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. O presente estudo é resultado de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, adotando como técnica o Estudo de Caso realizado na Instituição de abrigamento Casa de Ismael (uma instituição não-governamental situada no endereço SGAN Quadra 913 Norte – Conjunto G W/5 – Asa Norte, Brasília – Distrito Federal). Para este estudo foram selecionadas 14 pastas documentais de crianças e adolescentes abrigados, a fim de coletar e analisar os dados. Os resultados encontrados nesta pesquisa referem-se à Violência Doméstica praticada por meio do abandono, da negligência e dos maus tratos – motivos estes que mais ensejaram o abrigamento de crianças e adolescentes. Ainda, fatores econômicos, sociais, afetivos, culturais, simbólicos e psicológicos implicam na ruptura dos laços familiares e dificultam o processo de reintegração familiar. Além disso, as redes de serviços de proteção à família não conseguem dar suporte à sua alta demanda nem conseguem oferecer um acompanhamento eficiente às famílias das crianças e adolescentes em situação de abrigamento. Assim, foi verificado que existem mais dificuldades do que possibilidades para que a reintegração familiar dos sujeitos pesquisados aconteça de fato. O Estado está falhando com a proteção às famílias extremamente pobres, na medida em que não há prioridade para o segmento infanto-juvenil em situação de abrigamento, nem apoio governamental efetivo aos serviços direcionados para atender suas famílias, que estão em estado de vulnerabilidade social. Por outro lado, algumas famílias precisam reconhecer suas dificuldades e problemas para que se faça um trabalho efetivo e, assim, seja possível a reintegração familiar de crianças e adolescentes em situação de abrigamento o mais breve possível.
Resumén: Este trabajo tiene por objetivo identificar y describir los motivos que llevan niños y muchachos al abrigo y también los factores que retardan o inviabilizan la reitegración a sus familias de origen, con base en el Estatuto da Criança e do Adolescente. El presente estudo es resultado de una investigación exploratoria, con abordagen cualitativa, adoptando como tecnica el Estudo de caso, realizado en una instituición de abrigamiento, llamada Casa de Ismael. Esta instituición no pertenence al gobierno, su dirección es SGAN Quadra 913 Norte – Conjunto G W/5 – Asa Norte, Brasília – Distrito Federal. Para este estudo fue seleccionada 14 pastas documentales de niños y muchachos que están en el abrigo con la finalidad de colectar y analisar los datos. Los resultados encontrados en la investigación se refieren a la Violencia Domestica, por medio del abandono, negligencia y malos tratos como motivos que más ocasionarán abrigamientos de niños y muchachos. Aún, factores economicos, sociales, afectivos, culturales, simbólicos y psicológicos implican en la ruptura de los lazos familiares y dificultan el proceso de reintegración familiar. Además, las redes de servicios de protección a la familia no consiguen dar suporte a alta demanda ni conseguen ofrecer un acompañamiento eficiente a las familias de los niños y muchachos en situación de abrigamiento. Así, fue verificado que existen más dificultades de lo que posibilidades para que la reintegración familiar de las personas investigadas ocurra de hecho, tendo en vista que el Estado falla en la protección de familias extremamente pobres, en la medida que no hay prioridad para el segmento de la niñez en situación de abrigamiento, ni apoyo gobernamental efectivo a los servicios direccionados para atender las familias que están en estado de vulnerabilidad social. Por otro lado, algunas familias necesitan reconocer sus dificultades y problemas para que se haga un trabajo efectivo y, de este modo, sea posible la reintegración familiar de niños y muchachos en situación de abrigamiento el más breve posible.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.720
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.