Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdf629,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
Autor(es): Santos, Mariana Ribeiro dos
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Revisão de textos
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Propaganda
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Mar-2014
Referência: SANTOS, Mariana Ribeiro dos. Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais. 2013. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A atividade de Revisão Textual, um dos possíveis campos de atuação profissional para o graduado em Letras, vem ganhando espaço no mercado em geral e no publicitário, em especial. Pouco é sabido acerca do processo de revisão neste último. O fato se deve essencialmente à Revisão Textual – cujo objeto são os textos produzidos nos discursos –, estar tradicionalmente arraigada ao discurso verbal na modalidade escrita, desconsiderando o caráter multissemiótico da comunicação, que produz textos multimodais, os quais compõem e constroem o discurso publicitário. Este trabalho objetiva evidenciar a importância de se considerar, na revisão textual, o cenário multissemiótico comunicatório, além de reconhecer os atores, os mecanismos, os processos e os produtos envolvidos na comunicação que constroem o significado, e não apenas o produto, com vistas a alcançar uma Revisão de Textos mais efetiva, reflexiva e crítica. Para tanto, são feitas análises de anúncios publicitários, baseando-se em teoria e metodologia fornecidas pela Análise do Discurso Crítica (ADC), Multimodalidade e Gramática Visual, a fim de apontar caminhos de reflexão ao revisor de textos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Recension occupation, one of the possible professional acting fields for a Languages/Literature graduate, has increased importance in the general and – specially – advertising labour market. Little is known about the reviewing process on the latter one. That is essentially due to Recension – whose targets are produced texts in speeches – has traditionally been rooted in the verbal discourse in the written modality disregarding the multisemiotic aspect of communication which produces multimodal texts that comprise and build the advertising discourse. This present paper aims to evince the importance of considering, in textual review, the communicating multisemiotic scenario in addition to recognizing the actors, mechanisms, processes and products involved that build meaning in the communication, and not just the product, in order to achieve a more effective, reflective and critical Recension. Therefore, commercials analysis are made based on theory and methodology provided by Critical Discourse Analysis (CDA), Multimodality and Visual Grammar in order to point out ways of reflection to the text reviewer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons