Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GuilhermeJoaoCenci.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O infinitivo flexionado no Livro das aves
Autor(es): Cenci, Guilherme João
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Língua portuguesa - diacronia
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Mar-2014
Referência: CENCI, Guilherme João. O infinitivo flexionado no Livro das aves. 2013. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as propriedades do infinitivo flexionado no português, tomando-se por base sua manifestação em texto produzido em período histórico remoto da língua, na primeira fase do português antigo/arcaico. Nosso interesse pela abordagem diacrônica é no sentido de verificar as características do infinitivo flexionado no período citado, tendo em vista sua ausência no latim, e no latim tardio. Na medida em que são adotadas bases teóricas descritivas do português contemporâneo para a análise do português arcaico de primeira fase, este trabalho adota um enfoque diacrônico em cada uma de suas etapas. Nesse sentido, o estudo linguístico do fenômeno será subsidiado por um corpus que, mesmo fragmentário, conserva alto valor linguístico. Trata-se do Livro das Aves, códice de autoria desconhecida enquadrado no século XIV. Como referência de análise, esta pesquisa segue obra homônima: Livro das Aves, volume organizado por A. G. Cunha.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Curso de Graduação em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons