Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreiaDiasDeMedeiros.pdf714,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre a variação linguística no português do Brasil
Autor(es): Medeiros, Andrea Dias de
Orientador(es): Praça, Walkíria Neiva
Assunto: Língua portuguesa - variação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 11-Mar-2014
Referência: MEDEIROS, Andrea Dias de. Um estudo sobre a variação linguística no português do Brasil. 2013. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre a variação linguística no português brasileiro, lançando um olhar sobre o fenômeno da economia linguística e o uso dos plurais no português, em uma perspectiva voltada para o ensino. O trabalho é dividido em três seções. Na primeira seção, têm-se algumas considerações acerca do caráter dinâmico de toda língua. Partindo do princípio de que todas as línguas mudam, e que as mudanças linguísticas ocorrem de maneira gradual e fluida, serão analisados alguns fatores determinantes para as referidas mudanças, bem como os principais fenômenos existentes na essência de tais mudanças. Na segunda seção, tem-se a questão das variações que ocorrem no uso do plural, e as hipóteses que explicam tais variações. Em seguida, dá-se uma breve comparação com as línguas inglesa e francesa. A terceira seção prima pela reflexão crítica acerca do ensino de língua portuguesa no Brasil, apresentando-se sugestões de como a língua pode ser ensinada através de propostas inovadoras, buscando, assim, formar estudantes curiosos e motivados em compreender os fenômenos que compõem a língua, em toda a sua riqueza e complexidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons