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Título: Presença/ausência do professor de música na disciplina arte do ensino médio : um mapeamento das escolas da rede pública de Brasília DF
Autor(es): Sena, Ibsen Perucci de
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Música na educação
Professores de música
Escolas públicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Mar-2014
Referência: SENA, Ibsen Perucci de. Presença/ausência do professor de música na disciplina arte do ensino médio: um mapeamento das escolas da rede pública de Brasília DF. 2013. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa traz o quantitativo de professores que atuam com música no Ensino Médio da rede pública da cidade Brasília/DF, bem como as suas respectivas formações docentes. O objetivo geral buscou mapear o quantitativo de investigar como tem acontecido a inserção do professor com graduação/habilitação em música na rede pública de ensino regular, considerando os critérios estabelecidos pelas políticas públicas educacionais. O objetivo específico consistiu em verificar a quantidade de professores com formação específica em música, atuantes no Ensino Médio. A atuação do professor de música inserido na disciplina Arte, atuando com o componente curricular música foi o contexto escolhido por ser transversal a todos os objetivos da pesquisa. A metodologia teve abordagem quantitativa. O método consistiu em um mapeamento descritivo tomando como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado aplicado aos gestores escolares mediante ligações telefônicas bem como informações concedidas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF. Os resultados apontaram para uma carência significativa de professores com licenciatura ou habilitação em música nas instituições pesquisadas. Cem por cento das escolas analisadas não possuem professores formados no curso de licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música e apenas trinta por cento das instituições possuem atividades musicais extracurriculares. As considerações finais no que diz respeito à inserção da música na escola pública concluiu que a Lei 11.769/2008 que torna obrigatório o conteúdo de música no componente curricular Arte não garante a efetiva atuação do professor formado em música uma vez que as escolas pesquisadas possuem apenas professores formados em artes visuais e artes cênicas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research provides the quantitative of teachers working with music in public high schools in Brasília DF, as well as their educational background on teaching. The general goal is to investigate how the process of integration of teachers with a degree/training in music in public schools of regular education occurs, considering the criteria established by educational public policies. The specific goal consists in verify the amount of teachers with specific training in music working in high school. The chosen context was the work of music teachers in the curricular component Art because it is transverse to all research objectives. The methodology had a quantitative approach. The chosen method was the survey with a semistructured questionnaire as an instrument of data collection applied to school managers through phone calls.The results showed a significant lack of teachers with bachelor's degree or formal training in music in the institutions surveyed. A hundred percent of the analysed schools do not have teachers with a degree in music education or artistic education with specialization in music and just twenty percent of the institutions have extracurricular music activities. The final remarks about the insertion of music in public schools are that the law 11.769/2008, which makes the music content mandatory in the curricular component Art, does not guarantee the effective work of teachers with a degree in music, taking into account that the analyzed schools have only teachers with degrees in visual and dramatic arts.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2013.
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