Resumo: | A utilização das novas ferramentas tecnológicas em aulas de contrabaixo elétrico ainda carece de uma investigação mais profunda a fim de se saber o quanto estas agregam positivamente no ensino de música, e como aprimorar o seu uso e a sua concepção. Para iniciar um aprofundamento sobre as questões acima, este trabalho de conclusão de curso focou-se em relatar quais tecnologias são mais usadas pelo grupo de professores de contrabaixo elétrico da Escola de Música de Brasília, como essas ferramentas são utilizadas no dia a dia da sala de aula de contrabaixo elétrico e seus objetivos pedagógicos. Assim, investigou-se e traçou-se, em um estudo de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas, as práticas docentes mediadas pelas novas tecnologias e novas mídias deste grupo de professores. A revisão bibliográfica, que é a parte inicial desta pesquisa, mostrou o quanto as novas tecnologias estão ligadas a música e a educação musical e estão presentes no cotidiano de professores e alunos influenciando as relações entre esses dois grupos. Ao analisar as respostas do grupo entrevistado, foi possível listar e descrever as novas tecnologias e novas mídias citadas como úteis ao ensino do contrabaixo elétrico, as formas de utilização destas pelo grupo pesquisado e seus objetivos pedagógico-musicais. Concluiu-se esta pesquisa sugerindo um grupo de diferentes ferramentas tecnológicas com diferentes objetivos pedagógicos que somadas formam uma estrutura de sala de aula capaz de cobrir os objetivos pedagógico-musicais citados pelos professores entrevistados. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The use of new technological tools in bass classes is still a subject needing further research to discover how much these tools are positive for the learning process of music, and how to improve its use and conception. To initiate a deeper analysis on these issues, this work focused on relating which technologies are the most used by the group of professors of electric bass at the School of Music of Brasilia (Escola de Música de Brasília), how these tools are used in the classroom daily routine, and its pedagogical objectives. Thus, new teaching practices mediated by new technologies and new media of this group of professors were investigated and profiled in a case study, through semi-structured interviews. The bibliographic review, which is the initial part of this research, showed how much new technologies are connected to music and musical education, and are present in the daily life of professors and students, influencing the relations between these two groups. The analysis of the answers given by the interviewed group enabled listing and describing new technologies and new media cited as useful for electric bass teaching, the forms of use of these technologies by the researched group, and its pedagogical-musical objectives. This research concludes suggesting a group of different technological tools with different pedagogical objectives, which assembled form a classroom structure capable to meet the pedagogical-musical objectives cited by the interviewed professors. |