Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7154
Título: Abordagem da distinção flexão e derivação : uma análise em livros didáticos e gramáticas escolares
Autor(es): Bernardo, Ana Clara Carmona
Orientador(es): Vicente, Helena da Silva Guerra
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Língua portuguesa - gramática
Livros didáticos
Data de apresentação: 2-Dez-2013
Data de publicação: 6-Mar-2014
Referência: BERNARDO, Ana Clara Carmona. Abordagem da distinção flexão e derivação: uma análise em livros didáticos e gramáticas escolares. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras – Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho pretende apontar alguns critérios que podem ser utilizados para distinguir a flexão da derivação, através da análise das variações dos nomes em gênero, número e grau. Além disso, será investigado de que forma as gramáticas tradicionais, os livros didáticos e as gramáticas escolares abordam o tema, a fim de contrapor tais abordagens e analisá-las a partir dos pressupostos gerativistas. Outro objetivo deste estudo é perceber se as atividades propostas pelos livros e gramáticas estimulam o resgate do conhecimento prévio do aluno, isto é, se trazem à consciência dele a informação que este já detém sobre a sua língua, para, em seguida, apresentar-lhe um conteúdo novo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaClaraCarmonaBernardo.pdf173.4 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons