Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RayanneCristinadaSilvadaFonseca.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção nas relações homoafetivas : um debate no âmbito da formação em serviço social
Autor(es): Fonseca, Rayanne Cristina da Silva da
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Homossexuais
Coabitantes homossexuais
Assistentes sociais - prática profissional
Adoção
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 6-Mar-2014
Referência: FONSECA, Rayanne Cristina da Silva da. Adoção nas relações homoafetivas: um debate no âmbito da formação em serviço social. 2013. 103 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A adoção por casais homoafetivos é um tema que tem ganhado espaço na cena contemporânea e suscitado debates dentro e fora do âmbito acadêmico. O objetivo desta pesquisa centrou-se na análise da concepção e posicionamento dos/as discentes de Serviço Social da Universidade de Brasília acerca do tema em voga. Para a realização da pesquisa foi feito levantamento bibliográfico e documental sobre o tema e em seguida realizada a pesquisa de campo, que se dividiu em duas fases, sendo a primeira baseada na aplicação de questionários aos estudantes matriculados nas disciplinas de Estágio em Serviço Social 1 e 2, dos turnos diurno e noturno e, posteriormente, na segunda fase, a realização de entrevistas semi-estruturadas com três discentes selecionados a partir daqueles que levantaram elementos significativos para a elaboração do presente trabalho. A opção metodológica orientou-se pela perspectiva materialista histórica e dialética, contemplando as discussões acerca das relações de gênero, família e homoafetividade, por entender tais abordagens como fundamentais para a formação acadêmica/profissional de assistentes sociais. Os resultados apontaram para a existência de insuficiências e lacunas no processo formativo no que diz respeito à temática da adoção nas relações homoafetivas, fazendo-se necessário um amadurecimento teórico no trato deste debate na esfera acadêmica e realização de pesquisas que aprofundem e pautem tais questões no âmbito da categoria profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons