Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaRathgeRangelPereira.pdf232,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Singularidades femininas : a representação da mulher em contos de Machado de Assis e de Eça de Queirós
Autor(es): Pereira, Camila Rathge Rangel
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Contos brasileiros
Mulheres na literatura
Personagens literários
Assis, Machado de, 1839-1908
Queirós, Eça de, 1845-1900
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 6-Mar-2014
Referência: PEREIRA, Camila Rathge Rangel. Singularidades femininas: a representação da mulher em contos de Machado de Assis e de Eça de Queirós. 2013. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O século XIX presenciou diversas transformações, econômicas e sociais, em todo o mundo. No campo da literatura, não poderia ter sido diferente, tendo ficado marcado pelo nascimento do Realismo, em detrimento de um idealismo decadente. Nesse contexto histórico, essa monografia visa analisar a representação feminina em três contos do escritor brasileiro Machado de Assis - Singular Ocorrência, Uns Braços e Missa do Galo - e outros três do escritor português Eça de Queirós - Singularidades de uma rapariga loura, No Moinho e José Matias -, com o intuito de destacar as singularidades de cada personagem à luz da cosmovisão de cada autor. Com vistas a uma maior contextualização, o trabalho se inicia com teorizações acerca do gênero conto, partindo do espaço mundial até chegar às especificidades brasileiras e portuguesas, reforçadas pela posição de destaque que os artistas em tela ocuparam e ainda ocupam no cenário literário. Avança-se para o estudo dos contos, que segue uma linha cronológica, na qual se evidencia a evolução literária dos contistas e consequentemente da complexidade das personagens.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons