Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeandroGuedesFonsecaDeBrito.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Breve reflexão sobre 5 estudantes que abandonaram o curso de Graduação e Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília : estudo de caso
Autor(es): Brito, Leandro Guedes Fonseca de
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Evasão universitária
Estudantes universitários
Língua japonesa - estudo e ensino
Motivação na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Fev-2014
Referência: BRITO, Leandro Guedes Fonseca de. Breve reflexão sobre 5 estudantes que abandonaram o curso de Graduação e Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília: estudo de caso. 2013. [76] f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Compreender as dificuldades para a aprendizagem de língua estrangeira requer o conhecimento do que vem a ser a língua estrangeira, ou seja, devemse estudar as Teorias de Aquisição de Língua Estrangeira. Faz-se necessário para o presente trabalho acadêmico, compreender como essas teorias podem contribuir para o aprendizado da língua japonesa ministrada na Universidade de Brasília (UnB). Esta pesquisa trata do idioma japonês, mais especificamente no curso de Graduação em Língua e Literatura Japonesa. Foi aplicado um questionário misto (perguntas objetivas e subjetivas) e uma entrevista semiestruturada a 5 ex-alunos do curso supracitado a fim de realizar um diagnóstico sobre possíveis fatores motivacionais e/ou cognitivos que culminaram em abandono do curso por estes mesmos 5 ex-alunos. O questionário aplicado é limitado pelo método qualitativo e igualmente baseado em análise documental de teorias sobre o processo de aquisição e aprendizagem em LE sendo a natureza da pesquisa um estudo de caso. O objetivo desta pesquisa é interpretar as causas (motivacionais e/ou cognitivas intrinsecamente relacionadas ao curso) do abandono por parte dos 5 ex-alunos entrevistados, afim de sugerir, em termos simplórios, premissas em teor piloto que poderão servir como uma rota para pesquisas futuras acerca da temática e questionamentos elencados neste presente trabalho. Pelas informações obtidas através dos questionários aplicados, foram levantados alguns indícios de hipóteses sobre a desistência no curso de japonês. Entre tais indícios, destaca-se o interesse pessoal em querer ingressar em uma universidade conceituada, pública e gratuita independentemente do interesse em concluir a graduação. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Understanding the difficulties of learning a foreign language require knowledge of what is to be a foreign language, in other words, one should study the Theories of Foreign Language Acquisition. It is necessary to present academic work, understand how these theories can contribute to the learning of Japanese language taught at the University of Brasilia (UnB). This research deals with the Japanese language, specifically in Undergraduate course in Japanese Language and Literature. A mixed questionnaire (objective and subjective questions) and a semi-structured interview were applied to the 5 former students of the course aforementioned to make a diagnosis of possible (motivational factors and / or cognitive) culminating in abandonment of the course by these same five former students. The questionnaire is limited by the qualitative method and also based on documentary analysis of theories about the process of acquiring and learning foreign language being the nature of the research a case study. The objective of this research is to interpret the causes (motivational and /or cognitive intrinsically related to the course) the abandonment by 5 former students interviewed, with the purpose to suggest, in terms simpletons, assumptions in pilot content that could serve as a route to future research about the topic and questions listed in this present work. Through information obtained from questionnaires and interview were collected some evidence hypotheses about the abandonment in the course of Japanese. Among such evidence, highlights the personal interest in joining a prestigious university, public and free regardless of interest in completing the degree.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Licenciatura em Letras-Japonês, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons