Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucianaSilvaCantanhede.pdf659,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interferência da fala na escrita na produção de textos dissertativos de alunos de nível superior
Autor(es): Cantanhede, Luciana Silva
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Fala
Escrita
Redação acadêmica
Produção textual
Língua portuguesa - redação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Fev-2014
Referência: CANTANHEDE, Luciana Silva. A interferência da fala na escrita na produção de textos dissertativos de alunos de nível superior. 2013. [16] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Fala e escrita estão ligadas entre si e à produção dos diversos tipos de gêneros textuais. Em conformidade com o gênero selecionado para se produzir um texto, algumas formas linguísticas serão mais adequadas que outras. Este trabalho analisa características da fala e da escrita, mostrando que embora se influenciem mutuamente, a seleção do gênero que se quer trabalhar faz com que uma prevaleça sobre a outra. O gênero aqui selecionado foi a dissertação, e o que se percebe é que a escola não tem ensinado de maneira eficaz a produção deste gênero escrito. Nota-se que os alunos não sabem moldar o seu pensamento e “pensar por escrito”, o que também implica a seleção e o uso de formas linguísticas inadequadas para o contexto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons