Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MarcelaReisSilva.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Problemas na vida social relacionados ao consumo do álcool : estudo dos pacientes do Programa de Atendimento ao Alcoolismo do HUB
Autor(es): Silva, Marcela Reis
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Alcoolismo
Alcoolismo - tratamento
Comportamento humano
Data de apresentação: Mai-2008
Data de publicação: 18-Nov-2009
Referência: SILVA, Marcela Reis. Problemas na vida social relacionados ao consumo do álcool: estudo dos pacientes do Programa de Atendimento ao Alcoolismo do HUB. 2008. 77 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar e analisar quais os principais problemas relacionados ao consumo do álcool, apresentados na vida social dos pacientes do Programa de Atendimento ao Alcoolismo do Hospital Universitário de Brasília, e de compreender como estes fatores influenciam na aceitação do tratamento e do diagnóstico de abuso ou dependência do álcool. Essa pesquisa foi orientada por meio do levantamento de informações acerca do uso do álcool e dos problemas sociais associados a este, e a partir da análise quanti-qualitativa dos dados colhidos nos prontuários dos pacientes do Programa. Buscou-se também verificar a importância da atuação do assistente social no tratamento de usuário de substâncias psicoativas, e a necessidade de implementar as ações preconizadas na política nacional sobre drogas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.711
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.