Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielaFreitasdePaiva.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca sem bibliotecário : uma análise da situação das bibliotecas escolares/salas de leitura em Sobradinho-DF
Autor(es): Paiva, Gabriela Freitas de
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas e escolas
Bibliotecas escolares
Bibliotecários
Data de apresentação: 30-Out-2013
Data de publicação: 18-Fev-2014
Referência: PAIVA, Gabriela Freitas de. Biblioteca sem bibliotecário: uma análise da situação das bibliotecas escolares/salas de leitura em Sobradinho-DF. 2013. 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa objetiva analisar a situação das bibliotecas escolares no DF que não possuem atuação de bibliotecários, para identificar os produtos e serviços oferecidos por elas e a percepção dos professores em relação à biblioteca. Parte do pressuposto que a biblioteca escolar e o bibliotecário têm papel fundamental na formação do educando e que ausência da atuação de bibliotecários na biblioteca escolar pode causar consequências negativas para a comunidade educacional. A metodologia utilizada consiste em pesquisa qualiquantitativa realizada em três escolas da Educação Básica, localizadas em Sobradinho-DF. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário, direcionado aos professores das instituições da pesquisa e entrevista, realizada com os profissionais responsáveis pelas bibliotecas. O universo de amostragem constituiu-se de 53 professores e três profissionais responsáveis pelo espaço. Constatou-se, por meio da análise dos dados, que a situação das bibliotecas escolares é precária. Nenhuma atende às especificidades de uma biblioteca escolar, constituindo-se apenas em salas de leitura. A falta do profissional qualificado no espaço afeta a qualidade dos serviços e atividades oferecidas pela sala de leitura. Em consequência, ocorre o distanciamento dos professores do espaço. Conclui-se que a ausência do bibliotecário e a pouca integração do corpo docente com a biblioteca escolar afetam o desenvolvimento dessa como Centro de Recursos de Aprendizagem. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research aims to analyze the situation of school libraries in the DF that have no support of librarians, to identify the products and services offered by the libraries and the perception of the teachers in regard of the library. The research assumes that the school library and the librarian have a key role in the student’s education and the lack of the librarians acting in the school library may cause negative consequences to the educational community. The methodology used consists of a qualitative and quantitative research in three schools of the basic education, located in Sobradinho-DF. The instruments for the data collection were a survey directed to these schools teachers and an interview held with the personnel responsible for the libraries. The sampling universe consisted in 53 teachers and 3 staff member responsible for the space. The data analysis established that the school libraries situation is precarious. None fulfills the specific characteristics of a school library, been constituted merely in reading rooms. The lack of a qualified professional in the space affects the quality of the services and activities offered by the reading room. Consequently occurs the separation of the teachers from the library. It is concluded that the absence of a librarian and the lack of integration of the library with the teaching staff affects the school library development as a Learning Resources Center.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2013.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons