Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AngelaChristinaCorreadaSilvaParanhosNeris.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca escolar : um estudo de caso na Brasília International School
Autor(es): Néris, Ângela Christina Corrêa da Silva Paranhos
Orientador(es): Suaiden, Emir José
Assunto: Bibliotecas escolares
Leitura
Bibliotecários
Data de apresentação: 3-Dez-2013
Data de publicação: 14-Fev-2014
Referência: NÉRIS, Ângela Christina Corrêa da Silva Paranhos. Biblioteca escolar: um estudo de caso na Brasília International School. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda o tema da biblioteca escolar e trata de um estudo de caso específico realizado na Brasília International School. Tem por objetivo abarcar de forma prática a importância da biblioteca escolar na vida dos estudantes e a necessidade de percepção dos professores quanto ao uso dela para o ensino. Foi usada, portanto, para a realização do trabalho presente, uma metodologia que divide-se em três partes:uma pesquisa documental que consiste na revisão de literatura, abordando de forma detalhada o tema de biblioteca escolar, começando pelo seu histórico, seu conceito e missão, suas funções, seus objetivos, a sua relação com a leitura e com os professores, a função do bibliotecário na escola, e por fim, a formação e o desenvolvimento do seu acervo. A segunda parte se refere ao estudo de caso propriamente com uma pesquisa exploratória feita com os alunos e professores da Brasília International School. Houve a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas visando obter as opiniões de professores e alunos sobre a biblioteca da escola. Na terceira parte, é apresentada a conclusão do trabalho e as sugestões para melhoria da biblioteca e dos seus serviços. A partir do trabalho aqui proposto, depreende-se que a biblioteca escolar tem não apenas significância no período escolar, mas representa uma peça essencial no processo ensino-aprendizagem influenciando dessa forma todo o desenvolvimento do aprendizado. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project brings up the school library theme and a specific study of case conducted at Brasilia International School. Its aims are to span in a practical way the importance of the school library in the lives of the students and the need for teachers to have perception about its use in their teaching. Therefore, it was used for the completion of this project a methodology that can be divided in three parts: a documental research that consists of the literature review, covering with details the subject of school library, starting with its history, its concept and mission, its roles, its goals, its relationship with reading and with the teachers, the role of the school librarian, and finally, the formation and development of its collections. The second part refers to the study of case with an exploratory research done with students and teachers from Brasilia International School. There was a questionnaire with open and closed questions to obtain the opinions of teachers and students about the school library. The third part presents the conclusion and suggestions for improving the library and its services. From the project presented here, it is seen that the school library has significance not only during school, but it has an essential place in the teaching-learning process thus influencing the whole development of learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, 2013.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons