Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RobertoOrtegadeMedeiros.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância geoestratégica do Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek
Autor(es): Medeiros, Roberto Ortega de
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Aeroportos
Aeronáutica comercial
Desenvolvimento regional
Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 13-Fev-2014
Referência: MEDEIROS, Roberto Ortega de. A importância geoestratégica do Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek. 2013. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O aeroporto de Brasília é hoje um dos maiores responsáveis pelo deslocamento de entrada e saída de passageiros de todo o mundo, trazendo uma considerável renda para o Distrito Federal. Com a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014, e as Olimpíadas em 2016, estima-se que o número de passageiros e visitantes à Capital Federal triplicará, trazendo novos visitantes à Brasília, mas também maior renda e investimentos como criação de novos empregos, geração de riqueza para o Distrito Federal, bem como a expansão e criação de novos negócios tanto para a capital federal como para o entorno. Com isso vemos também a preocupação com o meio ambiente e com o social, na adequação das ações para que os investimentos sejam reais e consideráveis na obtenção de incentivos para Brasília. É necessário ainda, que seja tratado nesta monografia, estatísticas do número de voos nacionais e internacionais, e ainda dados complementares sobre o aeroporto de Brasília. O intuito desta monografia e de retratar a importância do aeroporto de Brasília para os vários aspectos como transporte, grandes eventos, características dos voos nacionais e internacionais, desenvolvimento da região Centro-Oeste, aspectos sociais, aspectos ambientais, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, aspectos econômicos e geração de riqueza para o Distrito Federal, bem como a história da construção do Aeroporto JK e o seu papel geoestratégico no desenvolvimento do Distrito Federal, a expansão recente do transporte aéreo no Brasil e os limites e possibilidades do aeroporto JK em relação ao desenvolvimento regional. O Aeroporto de Brasília, atualmente, encontra-se com apenas 02 pistas de voos, que não são suficientes para o número de voos existentes e muito menos as demandas que se farão para 2014 e 2016. O Aeroporto também tem poucos postos de atendimento e check-in, esteiras sucateadas e o atendimento por parte dos funcionários das empresas de aviação ainda e deficitário e desordenado. É necessário que haja uma uniformização dos procedimentos de embarque e desembarque, e um maior controle no que diz respeito à segurança no aeroporto e para o embarque de passageiros. Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar as deficiências encontradas no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, e relacionar soluções que de alguma forma, possam ajudar a dirimir as controvérsias funcionais do Aeroporto JK. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Brasilia airport is now one of the most responsible for the displacement of entry and exit of passengers from all over the world, bringing considerable in come for the Federal District. With the Confederations Cup, the World Cup in 2014 and the Olympics in 2016, it is estimated that the number of passengers and visitors to the Capital Federal tripled, bringing new visitors to Brasilia, but also higher income and investments as creating new jobs, generating wealth for the Federal District, as well as the expansion and creation of new businesses for the federal capital as for the environment. With this we also see the concern for the environment and the social, the appropriateness of the actions for which the investments are real and substantial incentives in getting to Brasilia. It is still necessary to be treated in this monograph, statistic son the number of domestic and international flights, and complementary data on the Brasilia airport. The purpose of this monograph and to portray the importance of Brasilia airport to various aspects such as transportation, the Confederations Cup and World Cup, characteristics of domestic and international flights, the development of the Midwest, social, environment al social responsibility ,environment al responsibility, economic aspects and wealth generation for the Federal District, as well as the history of the construction of the airport JK and its role in the development of the Federal District, the recent expansion of air transport in Brazil and the limits and possibilities of the airport in JK relation to regional development. The Brasilia Airport currently meets only 02 tracks flights, which are not sufficient for the number of flights available and much less the demands that will be for 2014 and 2016. The airport also has a few service stations and check-in, mats scrapped and care on the part of officials and aviation companies still deficient and disordered. There needs to be a standardization of procedures for loading and unloading, and greater control with regard to security at the airport and boarding of passengers. This research aims to show the deficiencies found in Juscelino Kubitschek International Airport, and solutions that relate in some way, may help settle controversies functional JK Airport.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons