Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaPaulaGomesCarneiro.pdf2,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Umbanda e território : a religião e suas territorialidades no Plano Piloto
Autor(es): Carneiro, Ana Paula Gomes
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Umbanda
Cultos afro-brasileiros
Identidade cultural
Geografia humana
Geografia - religião
Brasília (DF)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 12-Fev-2014
Referência: CARNEIRO, Ana Paula Gomes. Umbanda e território: a religião e suas territorialidades no Plano Piloto. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A religião assim como a Geografia é uma prática social e está historicamente presente na civilização como busca para entender as nossas origens e justificar ações, fatos e pensamentos que costumam, por isso, prover mudanças no meio. A Umbanda é uma religião brasileira, fundada no começo do século XX, que apesar de utilizar materiais preceitos e conceitos de outras religiões, construiu uma identidade própria. Dessa forma, tendo em vista a necessidade da geografia atual, de buscar compreender os processos sócio-territoriais da sociedade, o objetivo dessa pesquisa é o de analisar os Centros de Umbanda do Plano Piloto enquanto territórios sagrados dotados de práticas singulares e propor uma análise da identidade da religião Umbanda na capital brasileira, dentro do aporte teórico da Geografia da Religião.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons