Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_JulyanaAnandaBatista.pdf466,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A criança vítima de violência física sob a ótica do sistema público de saúde - DF
Autor(es): Batista, Julyana Ananda Lima
Orientador(es): Leal, Maria Lúcia Pinto
Assunto: Crianças e violência
Violência doméstica
Data de apresentação: Jul-2007
Data de publicação: 18-Nov-2009
Referência: BATISTA, Julyana Ananda Lima. A criança vítima de violência física sob a ótica do sistema público de saúde - DF. 2007. 72 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso que tem como objeto a “Análise Diagnóstica do Atendimento do Sistema Público de Saúde no Distrito Federal junto à Criança Vítima de Violência Física” objetiva produzir uma avaliação dos programas de atendimento da rede pública do Distrito Federal por meio da Portarias GM/MS nº. 737 de 16/05/01 que regulamenta a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências e a Portaria 1968/GM de 16/10/01 que dispõe sobre a notificação de casos de suspeita ou confirmação de maus–tratos contra a criança e adolescente. A questão da violência física é uma problemática social e também do Setor Saúde. Para se chegar a tal objetivo analisamos os programas de saúde do Distrito Federal e como estes se apropriam das portarias citadas acima, que norteiam as ações. Apresentamos propostas de melhorias para os mesmos, a fim de possibilitar adequações no atendimento da infância vitimizada nas entidades de saúde, já que é nesta área que a agressão física encontra-se materializada em lesões e traumas. Acrescentamse então mais um desafio para a intervenção do Setor Saúde: romper com a prática da violência física contra a criança no Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.07.TCC.707
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.