Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DiegoLopesBergamaschi.pdf3,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O imaginário ambiental, práticas espaciais e expansão urbana : áreas limítrofes da Arie JK - DF
Autor(es): Bergamaschi, Diego Lopes
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Imaginário
Crescimento urbano - Distrito Federal (DF)
Distrito Federal (DF) - planejamento urbano
Representações sociais
Data de apresentação: 3-Jul-2009
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: BERGAMASCHI, Diego Lopes. O imaginário ambiental, práticas espaciais e expansão urbana: áreas limítrofes da Arie JK - DF. 2009. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O estudo do imaginário, procurando as representações que dão sentido e utilidade às práticas sociais que constroem o Meio Ambiente Urbano, pode nos oferecer relevantes constatações e compreensões. A gestão, o planejamento e as políticas públicas territoriais não serão capazes de atingirem, como o racionalismo técnico nos propõe, a eficácia no que tange um desenvolvimento equilibrado do espaço urbano. Não há instrumentos legais ou institucionais que possibilite isso enquanto não se buscar a totalidade que está presente tanto na materialidade quanto na sua subjetividade que se encontra na idéia das representações. A pesquisa nos possibilitou confirmar que o lugar, como lugar de vivência, de percepção constrói um imaginário ambiental que dialeticamente se opõe a imagem que os agentes hegemônicos fazem circular socialmente de uma cidade ambientalmente equilibrada. No entanto, há moradores na nossa área de estudo que reproduzem esta imagem, acreditando na boa qualidade de vida e a relacionando a um equilíbrio ambiental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.7066
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons