Resumo: | O presente trabalho aborda algumas questões relacionadas ao ensino de Geografia e a Cidadania. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades indica uma necessidade de se construir uma escola para a formação de cidadãos. A geografia tem um papel fundamental nesse contexto, no qual seu ensino pode contribuir através da prática de construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo em que vivem e atuam, pois é no espaço que se materializam as relações. Portanto, o objetivo geral desse trabalho é entender alguns aspectos e relações da Cidadania e Geografia concebidas pelos alunos, sendo que para isso torna-se necessário, como objetivos específicos: compreender as transformações da Geografia Escolar, no âmbito da Geografia Tradicional e Crítica; abordar o conceito de Cidadania, numa perspectiva geográfica; analisar a percepção de alunos, de uma escola particular do DF, sobre Cidadania e seu grau de interesse pelo aprendizado da geografia. Para atingir esses objetivos, foi feito um levantamento bibliográfico para que fosse possível construir o referencial teórico da pesquisa, subsidiando assim a análise dos resultados e, também, foi aplicado um questionário com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Foi possível perceber que, de maneira geral, o favorecimento social-econômico dos alunos de Ensino Fundamental não facilita o envolvimento destes com a geografia. Há limitações dos alunos quanto à questão de cidadania que entre outros aspectos, está vinculada ao desinteresse dos alunos em estudar geografia e da apropriação dos assuntos políticos brasileiros. |