Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaSelmadeOliveiraPaz.pdf611,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do Projeto “Ampliar Capoeira” como fator de aprendizagem integral e social nas séries inicias da escola Salomão Silva
Autor(es): Paz, Maria Selma de Oliveira
Orientador(es): Barros, Josilene Almeida de
Assunto: Capoeira
Educação física (Ensino fundamental)
Inclusão social
Data de apresentação: 7-Jul-2013
Data de publicação: 6-Fev-2014
Referência: PAZ, Maria Selma de Oliveira. A utilização do Projeto “Ampliar Capoeira” como fator de aprendizagem integral e social nas séries inicias da escola Salomão Silva. 2013. ix, 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2013.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar a possibilidade da prática da capoeira como fator de aprendizagem integral e de socialização, por meio do Projeto Ampliar Capoeira sendo aplicado na escola Salomão Silva na cidade de Guajará-mirim. Para que se cumprissem esses objetivos, a metodologia utilizada baseou-se em pesquisa descritiva com abordagem quantitativa de um estudo de caso. Para a realização dessa pesquisa contou-se com 20 alunos de ambos os sexos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, um professor de Educação Física, e duas pedagogas, o instrumento utilizado foi um questionário fechado aos alunos e um aberto ao professor. Os resultados alcançados permitem a afirmação do processo de aprendizagem de forma integral e de socialização que vem sendo realizado na escola. Conclui-se que o "Projeto Ampliar Capoeira" favoreceu mudanças comportamentais como a disciplina, melhorou a atenção, respeito, noções corporais, habilidades motoras, o índice participativo nas aulas de sala, atenção, reflexos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims at analyzing the possibility of the practice of capoeira as a factor integral learning and socialization, through Project being implemented in larger Capoeira school in the city of Solomon Silva Guajará-Mirim. Its secondary objectives were to identify possible changes in behavior in the classroom after participating in the project; investigate the acceptance of capoeira as a pedagogical resource in the process of teaching and learning; determine the rate of student participation in the project; Realize factor social integration through bodily movement of capoeira. In order to fulfill these objectives, the methodology used was based on a literature review of articles, books, legislation, among others. The results obtained allow the affirmation of the learning process in full and socialization being done in school, being felt by the students as well as faculty reaffirming that the sport benefits the educational process of the student in a general context.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons