Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ValdetinoAlmeidaMatos.pdf765,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação esportiva para o futsal : possibilidades e desafios
Autor(es): Matos, Valdetino de Almeida
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Futsal
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 6-Fev-2014
Referência: MATOS, Valdetino de Almeida. Educação esportiva para o futsal: possibilidades e desafios. 2012. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O trabalho trata-se de um estudo que propõe uma reflexão acerca da utilização de novas metodologias de ensino de esportes coletivos nas aulas de Educação Física, especificamente na modalidade de Futsal, no ensino público, com adolescentes do 9º Ano, mostra as diferenças existentes no ensino do futsal nas escolas com auto-rendimento desportivo, pois nas escolas existem os mais variados tipos de alunos, as diferenças de sexos e os que não gostam da Educação Física, nas escolas o objetivo é formar cidadãos e não atletas. O importante não é o método de ensino que será aplicado e sim que o aluno se interesse pela prática do futsal, melhoria dos aspectos cognitivos e desenvolvimento corporal e social, aliando-se à prática do jogo. Enfatiza o papel do professor como educador, não como simples treinador ou caça-talentos esportivos. O projeto incluiu fundamentação teórica, aplicação de atividades que contempla o método em questão, cujos resultados mostram a melhoria do interesse dos educandos inseridos à nova prática, além da participação mais efetiva dos professores de Educação Física. O futsal nas escolas com mais eficiência, pois ele traz muitos benefícios à vida dos praticantes e que os alunos peguem gosto pela pratica não só do futsal mais da Educação Física e fazer disso um hábito de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura, Polo Ceilândia-DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons