Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7030
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DalvanGomesdaSilva.pdf672,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos – Goiás
Autor(es): Silva, Dalvan Gomes da
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Cultura corporal
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 7-Jul-2013
Data de publicação: 5-Fev-2014
Referência: SILVA, Dalvan Gomes da. A percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos – Goiás. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo teve como enfoque uma reflexão sobre a percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos – Goiás. Alguns pressupostos são evidenciados: cultura corporal como abordagem de aprendizagem, LDB, PCãoN’s e o foco na prática corporal; a inclusão e a diversidade de temas transversais. Devido à relação dialógica existente entre os sujeitos e fenômenos investigados, realizamos uma pesquisa descritiva. Por outro lado, realizamos um estudo de caso para explicar a Percepção dos Professores sobre a Cultura Corporal nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental das Escola Municipal Monte Sião de São Domingos-Goiás e, por último, utilizamos a pesquisa bibliográfica para verificar as relações entre a teoria e a prática nesse contexto. Vale ressaltar que utilizamos um questionário, com questões abertas, aplicado aos professores da Escola Municipal Monte Sião de Educação de São Domingos-Goiás como instrumento de coleta de dados. De acordo com os resultados obtidos, estão claros que as Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos-Goiás, não possui nenhum professor graduado na área de Educação Física, o que implica uma dificuldade para o desenvolvimento da temática da cultura corporal de maneira satisfatória. Demonstra também uma necessidade urgente no processo de formação continuada capacitando os professores regentes para a atuação e da cultura corporal como um processo que auxilia no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Corrobora ainda com essas evidencias a falta de uma política institucional da SME – Secretaria Municipal de Educação no que se refere ao atendimento pleno e irrestrito de seus educandos nesse campo específico dos estudos da cultura corporal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, Polo Planaltina-DF, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons